• Quem somos
    • Os Estrategistas
    • Certificações
    • Inovação
      • Baixe nosso APP
      • Software
  • Resolvemos
    • Estratégia Tributária
    • Reestruturações Corporativas
    • Sucessão Patrimonial
    • M&A – Fusões e Aquisições
  • Reforma Tributária
  • Conteúdos
    • Blog
  • Carreira
    • Trabalhe conosco
    • Seja um parceiro
Agende uma reunião
Fale com o estrategista
  • Quem somos
    • Os Estrategistas
    • Certificações
    • Inovação
      • Baixe nosso APP
      • Software
  • Resolvemos
    • Estratégia Tributária
    • Reestruturações Corporativas
    • Sucessão Patrimonial
    • M&A – Fusões e Aquisições
  • Reforma Tributária
  • Conteúdos
    • Blog
  • Carreira
    • Trabalhe conosco
    • Seja um parceiro
  • Agende uma reunião
  • Fale com o Especialista
Venda de Medicamentos Isentos de Prescrição em Supermercados gera debate no Brasil.

por Vladimir Prado | mar 25, 2025 | Informativos e Notícias

A possibilidade de comercialização de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) em supermercados e outros estabelecimentos varejistas voltou a ser discutida no Brasil. Projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional buscam alterar a legislação vigente, permitindo que esses medicamentos sejam vendidos fora das farmácias e drogarias.

Atualmente, a venda de MIPs é restrita a farmácias, onde há a presença de um farmacêutico para orientar os consumidores. No entanto, parlamentares e representantes do setor varejista defendem a ampliação da comercialização desses produtos, argumentando que isso traria mais acessibilidade e conveniência para a população.

O Projeto de Lei n. 2.158/23, de autoria do senador Efraim Filho (União-PB), é uma das propostas que tramitam atualmente. Segundo o senador, a medida poderia reduzir os preços dos medicamentos e ampliar o acesso da população a produtos de uso comum, como analgésicos e antitérmicos. A proposta, porém, enfrenta resistência de entidades da área da saúde.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) manifestou preocupação com a possibilidade de liberação da venda em supermercados. Para a entidade, mesmo os medicamentos que não exigem prescrição médica podem representar riscos se utilizados de forma inadequada, aumentando os casos de automedicação e intoxicações.

A discussão também levanta questionamentos sobre a fiscalização e o cumprimento das normas sanitárias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não se manifestou oficialmente sobre as propostas em tramitação, mas especialistas alertam que qualquer alteração na regulamentação deve considerar critérios técnicos para garantir a segurança dos consumidores.

A audiência pública para debater o tema está prevista para ocorrer nas próximas semanas no Senado Federal. O resultado desse debate poderá impactar diretamente a regulamentação da venda de medicamentos no Brasil, afetando tanto o setor farmacêutico quanto os consumidores.

De acordo com a Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS), estudos comprovam que, durante o período em que os supermercados foram autorizados a vender remédios, os preços caíram cerca de 35%.

A discussão sobre a venda de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) em supermercados e outros estabelecimentos varejistas no Brasil revela um delicado equilíbrio entre ampliar o acesso da população a esses produtos e garantir a segurança no seu consumo.

Embora a proposta legislativa busque facilitar a aquisição de medicamentos de uso comum e potencialmente reduzir seus preços, preocupações legítimas surgem quanto aos riscos da automedicação e à falta de orientação farmacêutica adequada. Diante desse cenário, a decisão final demandará uma análise criteriosa que considere tanto os interesses econômicos quanto à proteção da saúde pública. A participação de especialistas, representantes do setor varejista e autoridades sanitárias na audiência pública será essencial para que eventuais mudanças na legislação ocorram de forma segura e responsável, garantindo que a população tenha acesso facilitado aos medicamentos sem abrir mão dos cuidados necessários.

0 comentários

Enviar um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONFIRA TAMBÉM

Gestão Patrimonial e os Impactos da Reforma Tributária

LEIA MAIS

As Controvérsias na base de cálculo da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP): impactos para o Setor Varejista

LEIA MAIS

Pagamento de reembolso de ICMS-ST não dá direito a crédito de PIS/Cofins

LEIA MAIS

FAÇA PARTE DA
NOSSA NEWSLETTER

Se inscreva para receber novidades e conteúdos exclusivos em seu e-mail.

MATRIZ | São Paulo

Rua Ramos Batista, 198 - 5º Andar
Ed. Minneapolis - Vila Olímpia

Franca

R. Antônio Belmonte, 2070 Sala 118
Centro Empresarial Veneza - Jardim Veneza

Campo Grande

Av. Afonso Pena, 4496, Sala 1501
Ed. Class Tower - Jardim dos Estados

JOINVILLE

R. Dona Francisca, 8300 – Sala We4u
Perini Business Park – Zona Industrial Norte

São José dos Campos

Av. São João, 2200, Salas 1012/1013
Ed. Colinas Green Tower - Jardim das Colinas

Recife

Av. Agamenon Magalhães, 4575 - Sala 601
Empresarial Nassau - Bairro Paissandu

Salvador

R. Alameda Salvador, 1057
Ed. Europa, Sl. 2114 - Caminho das Árvores

  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir

CERTIFICAÇÕES

INSTITUCIONAL

Política de Privacidade

© Strategicos Group - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por AFETO DESIGN